Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Aventuras de uma vida!

Ao contrário do que a "traquininha" e outras pessoas de mer*a pensariam, a esta hora, o blog não encerrou. Apenas e só a manifesta falta de tempo dos seus autores [rapazes trabalhadores] não tem permitido a necessária actualização do mesmo. Para compensar aqueles leitores fiéis, de longa data, aqui ficam algumas sugestões para fugir cá do burgo, agora que o frio e a chuva vieram para ficar.

São viagens míticas, nem sempre facilmente realizáveis, mas que garantem as férias mais inesquecíveis de sempre. Basta ter coragem, espírito de aventura, tempo disponível e, se possível, algum dinheiro, é claro!

1 VOLTA AO MUNDO – Júlio Verne terá criado o mito com a sua volta ao mundo em 80 dias. Desde então, muitos sonham com a concretização deste velho sonho... The World (navio em permanente volta ao mundo; em Dezembro estará no Funchal, onde poderá embarcar), www.aboardtheworld.com; www.staralliance.com (passes aéreos)

2 ROTA DA SEDA – A ideia é seguir o velho percurso secular que trazia riquezas do Oriente para o Ocidente através de terrenos inóspitos e remotos.

3 AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA – Nos antípodas de Portugal, a Austrália e a Nova Zelândia são, pela distância, diversidade e imensidão das suas paisagens, uma daquelas viagens com que se sonha toda a vida.

4 ROUTE 66 – Para quem viajar também é sinónimo de fazer quilómetros, este será talvez “O” itinerário. Simbolismo pelo menos não lhe falta, assim como histórias e cenários de Hollywood. De Chicago a Los Angeles são cerca de 3000 quilómetros…

5 TRANSIBERIANO – Atravessando 10.000 quilómetros e sete fusos horários, o transiberiano, que liga São Petersburgo a Vladivostok, é a maior ligação ferroviária do mundo. www.abreu.pt

6 ANTÁRCTIDA – Em redor do Pólo Sul, o mais meridional dos continentes está quase completamente coberto por glaciares. Aqui só espécies muito adaptadas, como os pinguins, conseguem sobreviver. Apenas tem uma população residente de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no Inverno) e quatro mil pessoas (no Verão).

7 KILIMANJARO – O esforço da subida dos 5896 metros da montanha mais alta de África é aceitável, mas a boa forma física é essencial. A seguir sugere-se um safari ou uns dias de praia em Zanzibar.

8 PAN-AMERICANA – Liga o Alasca ao Chile em 25 mil quilómetros, mas o nome “highway” não pode ser levado muito a sério. Conte com uma rede de vias de diferentes estados de conservação e percursos, naquela que poderá ser a maior aventura de qualquer viajante.

9 EVERESTE – Para quem não tem tempo nem dinheiro para chegar ao topo, o trekking até ao chamado “Base Camp”, a 5180 metros, substitui em pleno a sensação de estar no topo do mundo.

10 ESPAÇO – O (elitista) mercado das viagens sub-orbitais está em alta e não param de surgir novidades cada vez mais arrojadas. Os preços, é claro, são sempre a condizer.

11 AMAZÓNIA – Talvez uma das epopeias mais facilmente realizáveis desta lista, se pensarmos na oferta de pacotes turísticos para Manaus e para a coqueluche da hotelaria local, o Ariaú Towers. Mais arrojado será se optar por subir todo o Amazonas, desde Belém a Iquitos, no Peru.

12 ILHAS GALÁPAGOS – Verdadeiro santuário natural com mais de três milhões de anos, têm as condições ideias para a preservação de uma flora e vida selvagem únicas no mundo. Uma viagem às descobertas de Charles Darwin...

13 ÍNDIA – O Taj-Mahal, Património Mundial e uma das novas Sete Maravilhas do Mundo é só o ícone mais marcante, mas de Agra a Jaipur, Udaipur ou Jodhpur não faltam maravilhas naquele que é o mais mágico dos países.

14 BLUE TRAIN – Entre os vários comboios míticos, o Blue Train, que faz o percurso entre Pretória e a Cidade do Cabo, é um dos mais luxuosos do mundo. Transporta apenas 80 passageiros e tem 30 mordomos ao seu dispor. Outra possibilidade é fazer o Cape to Cairo...

15 DESERTOS – Há quem diga que não existe maior sensação de liberdade como a que se sente ao passar uma noite sob o céu estrelado de um deserto. Do Sahara ao Kalahari as possibilidades podem ser muitas e para todos os níveis de aventura.

ps: É uma lista resumida, mas com links associados, para quem quiser desenvolver o seu plano de viagens ou apenas sonhar um bocadinho. Pode ler mais na edição comemorativa da revista Rotas & Destinos de Dezembro, num especial número comemorativo das 150 edições. Brevemente virá um artigo idêntico, dedicado às cidades. Não percam...

6 comentários:

Anónimo disse...

Paulo, é um excelente artigo, com inumeras opções, mas é só mesmo para sonhar. Compra-se a revista que fica mais barato:D

Anónimo disse...

Porpostas todas elas excelentes. Não sei qual escolheria, se tivesse que optar por uma. Talvez a voltaao mundo, quem sabe.

Anónimo disse...

Não fechou mas deve estar quase atendendo ao numero de comentários:D

Paulo Pereira disse...

Minha cara, os comentários são como os votos na tua galeria de merda no Olhares. Basta atentar no número de votos para atestar a tua "elevada" qualidade de fotógrafa. Se andas ressabiada com alguma coisa, eu quero é que te f**as, pois qualidade é algo que não falta aqui...

Se não gostas, trakininha da treta, vai pro buraco de onde nunca devias ter saído. Ah, quase que me esquecia: aquelas fotografias de autor, sem edição, são um must (arghhhh)

Anónimo disse...

É mesmo uma lista de sonho, com inumeras opções, mas para os excentricos, aqueles que são bafejados pelo sopro da sorte e dos milhões.

Beijos,

Anónimo disse...

Quandoe é que fazemos as malas?