quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Notas Soltas
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Foto do Mês

quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Summerville Resort - O Nordeste no seu melhor

A exemplo dos melhores do mundo, o resort possui uma atrativa área de lazer, um bem-estruturado centro de convenções, acomodações confortáveis e serviços de hotelaria de padrão internacional. Além da localização privilegiada, algumas peculiaridades fazem do Summerville Beach Resort um dos mais charmosos empreendimentos do gênero no Brasil.
A nível gastronómico o hotel prima também pela elevada qualidade (tenho que destacar os soberbos pequenos-almoços!), dispondo de vários pratos típicos locais. Para além disso, todas as noites podemos disfrutar da gastronomia tipica de alguns países! (Japão, Itália, França e Portugal, são alguns dos que me lembro...). Para além disto, dispões de um restaurante "à la carte" virado para a praia, que proporciona um cenário magnifico para um jantar a dois. Durante o dia, os hóspedes dispõem ainda do bar da piscina, onde podem provar os fantásticos sumos naturais e comer diversos snacks.Resta-me falar da parte pior... o preço. Este é um daqueles hotéis que figuram nas páginas mais caras dos roteiros turísticos... No entanto há viagens que só se fazem uma vez na vida e nas quais, por uma ou outra razão, estamos dispostos a gastar um pouco mais... Bom, se for esse o vosso caso, aqui têm uma excelente opção. E depois, as actividades que se possam fazer por lá, ainda ficam relativamente baratas por causa do câmbio.
sábado, 15 de setembro de 2007
Once upon a time in America

Mas, o que é que seduz, realmente, as gentes deste pólo cultural que no Verão conta com temperaturas muitíssimo altas e húmidas e no Inverno enregela a alma dos mais entusiastas? Para começar, não é qualquer um que suporta a vida neste centro que parece possuir uma vida própria e, por vezes, se revela caprichoso. É necessário ter-se, como ele mesmo, uma alma jazzística, pois nota-se um certo swing nas gentes que nas suas artérias vão desfilando. Chicago é terra de música, de blues, de uma inconfundível mistura de nacionalidades que se encontra na sua origem e que remete aos tempos em que irlandeses, italianos, alemães, polacos, mexicanos e asiáticos migraram do Sul dos Estados Unidos decididos a alcançar the real thing.
culturais que proporciona. Uma vez em Chicago, todo o tempo é escasso para que seja possível aproveitar-se ao máximo as ofertas que conjuga, de modo a sentir-se o cheiro de uma essência tão vasta quanto especial. O Art Institute representa, por si mesmo, uma razão válida para visitar Chicago. Trata-se de uma das principais galerias de todo o mundo que conta com uma magnífica colecção abran-gendo cinco mil anos de arte. A poucos quarteirões do Art Institute ergue-se o Centro Cultural que organiza, frequentemente, concertos musicais de livre acesso e cujas galerias, exposições, design e colecções permanentes fazem da cidade um local onde a inovação e a troca cultural se anunciam fervilhantes.Por outro lado, ir a Chicago e não passar pela Magnificent Mile ou, se preferir, a "Mag Mile", é quase como ir a Roma e não ver o Papa. Trata-se de uma enorme avenida que não é mais do que o paraíso dos curiosos. Ali encontra-se de tudo, desde as mais refinadas e conceituadas lojas, às cadeias internacionais desta ou daquela marca. Talvez a sua maior referência seja o Tribune Tower, uma obra-prima de estilo gótico construí-da em 1925 que alberga o vencedor de um prémio Pulitzer, o jornal Chicago Tribune. É engraçada a história da sua construção. Parece que Col Robert McCormick, o excêntrico proprietário, exigiu aos seus jornalistas que lhe trouxessem pequenas pedras de vários monumentos e edifícios famosos de todo o mundo. Uma vez completada a "colecta", McCormick encaixou as pedras na face exterior da base do edifício...
enorme parque que serve de animação à cidade, é considerado como um dos seus ex-líbris. De 1918 a 1930 serviu como cais municipal da cidade, mas mais tarde tornou-se a primeira morada da Universidade do Illinois em Chicago e, dos anos 70 até finais da década de 80, sofreu enormes degradações e foi evitado pela população. Actualmente, encontra-se convertido numa espécie de parque de diversões com especial enfoque para os mais pequenos. Serve de local de encontro e constitui o destino ideal de qualquer folia, tratando-se de um verdadeiro ponto alto nas atracções da cidade. Outro local de grande interesse é o Lincoln Park onde, a qualquer hora, se encontra sempre alguém a acelerar nos patins em linha, em brincadeiras com os filhos, a passear os cães ou a perder a cabeça tentando encontrar um sítio para estacionar. É aqui que se encontra o Biograph Theater, onde o gangster John Dillinger foi alvejado pelos agentes do FBI, em 1934.terça-feira, 11 de setembro de 2007
Resultados da Sondagem
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Um hotel diferente
Por certo todos adoram ver o nascer do sol... agora imaginem poder fazê-lo 15 vezes por dia!
Nessa altura será inaugurado o primeiro Hotel Galáctico!!!! E por meros 3 milhões de euros por pessoa podem disfrutar durante 3 dias de uma paisagem magnífica!!!!
Numa ideia que parece saída da mente brilhante de Julio Verne, o GALACTIC SUITE (assim se chama o hotel-resort estelar), propõe-se tornar o turismo espacial acessível ao publico em geral!

Refira-se ainda a título de curiosidade, que os hóspedes terão que vestir um fato de velcro que lhes permitir agarrarem-se às paredes e ao chão, sentarem-se no bar, etc, etc!!!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007
O guia da boa vida
Para este pescador de 57 anos, será uma viagem de saudade, destinada a fazer contactos com pessoas que conheceu na primeira aventura, entre 2000 e 2002. Genuíno Madruga assume também um espírito de missão e de ajuda para com os mais necessitados. "Eu já passei em Cabo Verde. Conheço a realidade que lá se vive e sei qual é o valor que uns calções ou uma t-shirt, embora usados, têm naquelas ilhas", disse à agência Lusa. Os porões do seu barco vão carregados de água, "a única bebida" permitida a bordo.
Nas vésperas da partida, não escondia algum nervoso miudinho, natural para quem se prepara para uma longa viagem e não se quer esquecer de nada, nem mesmo dos pormenores que fazem a diferença. "Há sempre coisas para se fazer e, das duas uma ou se fazem, ou seguimos assim mesmo", admitiu com alguma ironia, quando questionado sobre os preparativos da viagem. Não parte com a "ilusão de outras paragens", porque entende que os Açores são "ilhas únicas no mundo", que oferecem "óptimas condições de vida".
"Vou apenas tentar fazer aquilo que fez um grande amigo meu, infelizmente já falecido, Marcel Bardiaux, que passou quatro vezes pelo Cabo Horn sempre sozinho", recorda Genuíno, admitindo que a travessia desse ponto, no extremo sul da América do Sul, constitui o principal desafio desta aventura. Antes, porém, tenciona passar pelo Brasil, pelo Uruguai e pela Argentina. Também irá à Ilha de Páscoa, à Polinésia Francesa, a Samoa, a Fiji, à Austrália, a Timor, à Indonésia, às Ilhas Maurícias, a Madagáscar, e à Ilha de Santa Helena, prevendo regressar aos Açores em Maio de 2009, por altura dos festejos em honra do Espírito Santo. Tudo isto a bordo de um iate de 11 metros, que comprou especificamente para a primeira viagem de circum-navegação.
Resta-me apenas, em nome do blog, desejar boa sorte na viagem, a mais este aventureiro, mostrando o espírito inquebrável e inquieto dos portugueses, herança desses descobridores de outras eras, que palmilharam Mundo!
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Sondagem
sábado, 1 de setembro de 2007
Luanda by Ricardo Melo
Bom, e sem mais delongas, vamos então até Luanda, pela mão do Ricardo Melo:
A minha estadia resumiu-se a Luanda, com a maioria dos dias a serem passados no interior das instalações do operador de telecomunicações onde fui fazer uma instalação. Uma das raras excepções foi o Domingo, inteiramente livre, em que aproveitei para me juntar a um grupo de colegas e visitar Luanda e Mussulo, uma ilha (na realidade, é uma península) a 17 klm de Luanda.
Começam a aparecer novos arranha-céus, construídos pelas grandes empresas de construção civil portuguesas, as ruas do centro da cidade estão agora todas alcatroadas, o lixo, que antes abundava, começa a desaparecer das ruas. Começam também a aparecer os bairros sociais, procurando realojar os milhares de angolanos que vivem nos musseques, sendo estes destruídos.
Ainda assim, apesar de todo este alvoroço de desenvolvimento (pouco sustentado, na minha opinião), impera em Luanda o laxismo da população, a atitude de subsistência diária (apenas se trabalha o suficiente para se comer hoje, e amanhã logo se vê).Para piorar a situação, a densidade populacional em Luanda é muito superior à desejável, e assim continuará, enquanto não se começarem a ver os investimentos que estão a ser feitos nas províncias, que são a única solução para o povo angolano. É nas províncias que se pode investir na agricultura e na indústria, e caso essas apostas sejam feitas em força, Angola pode tornar-se num dos países mais ricos de África, visto que tem recursos naturais e humanos suficientes para subsistir sem ter que importar o que quer que seja.
Em termos agrícolas, o clima e o solo angolano são perfeitos: praticamente tudo pode ser cultivado. A juntar a isto, as jazidas de petróleo e diamantes que vão aumentando de ano para ano, conclui-se que Angola tem um percurso facilitado pela frente, desde que se combatam os dois grandes problemas do país: a corrupção dos ricos e a falta de cultura dos pobres.
Para se chegar ao Mussulo há duas opções: a primeira, e a mais usada, é ir de carro até ao embarcadouro para o Mussulo, a cerca de 30 minutos de carro do centro de Luanda. Chegados lá, temos que aguardar pelo barco da praia para onde queremos ir.

No final do dia fazemos o percurso inverso de volta ao embarcadouro, e cruzamo-nos com as lanchas e catamarans de ministros e empresários, que parecem viver numa Angola definitivamente à parte.

No próximo mês o Post do Viajante regressa à Europa e estreia-se em Itália, mais concretamente, Milão. Até lá!
(P.S.: Continuamos à espera de novos textos, e fotos para a foto do Mês!!!)

