Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O guia da boa vida - Agosto/07

Como não quero que vos falte nada, o guia da boa vida está aí para alegrar as vossas férias. Variedade não falta. É só escolher...

NACIONAL

dia 01 - De férias no Algarve? No dia 1 assista à 11.ª Gala de Verão do Pine Cliffs Resort, que agora comemora o seu 15.º aniversário (www.pinecliffs.com). A estrela da noite vai ser Lionel Richie, vencedor de Grammys e um Óscar da Academia. Diga-lhe Hello e depois dance All Night Long. A 2 a música é outra: a de Teresa Salgueiro, que interpreta temas portugueses, brasileiros, franceses, italianos e africanos no Lake Resort. O local, pouco acessível às bolsas comuns, é espantoso e será devidamente dissecado num futuro artigo.


dias 02/05 - A Zambujeira do Mar vai voltar a encher-se de gente de 2 a 5 de Agosto para mais uma edição do Festival Sudoeste. Por €70 (com campismo) pode ver um sem-fim de actuações: Damian Marley, Gilberto Gil, Mayra Andrade (dia 2); Cypress Hill, Buraka Som Sistema (dia 3); Groove Armada, Sam The Kid, Sérgio Godinho, Vanessa da Mata (dia 4); James e Mika (dia 5). Sim, este mesmo, com um dos hits da moda, numa ode à Grace Kelly.

dia 12 - Ainda no campo musical, Gogol Bordello, New York Dolls, Architecture In Helsinki, Sonic Youth, Cansei de Ser Sexy, Sunshine Underground, Spoon, Mando Diao, Mão Morta e Electrelane são alguns dos nomes que vão actuar no Festival Heineken Paredes de Coura, que tem lugar de 12 a 15 de Agosto na praia do Tabuão. Destaque do blog: não perca, se possível, a actuação na nova maravilha musical, considerada já a novidade refrescante da temporada, os Gogol Bordello. Diz quem viu - não é o caso - que eles em palco são contagiantes. Assumem-se como uma banda de punk...cigano. Sim, leu bem. A sonoridade é espantosa, diferente e arrojada.

dia 29 - Porque nem só de música vive o homem, aqui vai uma sugestão diferente. No Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, há três novas exposições, inspiradas na influência do vinho no quotidiano: a do jornalista Francisco Pedro apresenta 30 fotos das últimas tabernas em actividade; a de Abílio Febra inclui esculturas, desenhos e telas de grande dimensão; a do Mestre João Cutileiro explora a relação do “vinho com o imaginário, fonte de vida e de prazer”. Encerram em Novembro.


INTERNACIONAL

dia 07 -A banhos numa das mais conhecidas e glamourosas estâncias balneares do Sul de França, aproveite para assistir ao Festival d’Art Pyrotechnique de Cannes (http://www.festival-pyrotechnique-cannes.com/). Não será tão concorrido como o célebre evento cinematográfico que ali decorre anualmente, mas também permite ver estrelas – as do céu, agora pintado de muitas cores. Realiza-se a 7, 15 e 24 de Agosto, sempre às 22h00.

dia 11 - Precisa de algum motivo para (re)visitar Londres? Aqui vai ele. Uma mostra de arte contemporânea a não perder até ao dia 19 de Agosto: a Summer Exhibition da Royal Academy of Arts (http://www.royalacademy.org.uk/), em Londres, que reúne, lado a lado, trabalhos de artistas conceituados e novos talentos. A maioria está à venda: compre um souvenir...

dia 22 - Não perca um dos mais importantes festivais de teatro clássico da Europa: o Festival de Mérida, cuja 53.ª edição inaugurou a 22 de Julho e se prolonga até ao dia 26 de Agosto. Além da interessante programação, disponível no site oficial, http://www.festivaldemerida.es/, terá o privilégio de assistir aos espectáculos no Teatro Romano, imponente monumento que se mantém igual há cerca de 2000 anos.


ps: Existiriam mais, muitas mais, opções. Agosto é, por excelência, o mês de todas as festividades, com feiras medievais, festivais gastronómicos, encontros de artesanato e arraiais populares a acontecerem, um pouco por todo o lado. Como é compreensível, seria de todo impossível enumerá-las a todas. Não deixe, contudo, de visitar algumas, se tiver possibilidade. A imprensa diária tem, hoje em dia, suplementos semanais, com as agendas culturais bem preenchidas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Isso é que é pontualidade britânica. Passo por aqui de manhã e já cá mora a agenda do mês. Muitas e variadas possibilidades mas o problema de sempre: money:)
Por isso, fico-me mesmo pela sugestão final. Os arraiais populares e outras festividades, que nesta altura enchem aldeias e vilas. Pode ser que nos encontremos num desses:)

Beijos

Anónimo disse...

A rubrica tem om titulo apropriado: o guia da boa vida. E é mesmo. Houvesse tempo e dinheiro para usufruir dessas sugestões todas e eu era uma mulher feliz:)

Anónimo disse...

'Bora lá! A qualquer uma, mas estava mais interessada pelas sugestões internacionais:)
Belos passeios que se fariam, à custa disso. Sonhar não custa...

Anónimo disse...

Amigo Paulo, um verdadeiro guia da boa vida. Achei as sugestões excelentes. Continua com o bom trabalho.

Um abraço,

Anónimo disse...

Belo roteiro, diversificado e cheio de actividades culturais. Mas eu tenho é saudades desses arrais populares de que falas. Isso e umas sardinhas despertam-me a saudade pelo meu País.

Beijos

Anónimo disse...

Excelente. Adoro Lionel Ritchie e a sua voz aveludada. Quem dera poder assistir ao vivo a esse show.

Beijos.

Anónimo disse...

Tou gostando bastante do blog. Muita qualidade, artigos interessantes, criando um forte vício a quem cá passa. Parabéns.