Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Sugestão de leitura IV

O dia 10 de cada mês, como todos sabem, é dedicado à leitura. Também nós aqui, altruisticamente, lutamos contra a iliteracia da população.

Cronologicamente, este é o 3º livro do nosso "guru", o Gonçalo Cadilhe. Já apresentamos aqui, anteriormente, o planisfério pessoal, retratando as aventuras por esse mundo fora. Agora, depois de quinze anos a viajar por terra e mar, Gonçalo Cadilhe aventurou-se pelo continente africano numa jornada que teve início no ponto mais austral de África, a Cidade do Cabo, e terminou em Lisboa.

Durante meses, e fintando as mais variadas adversidades, Gonçalo Cadilhe pôde comprovar que África é um continente único. Oito meses, quinze países, 27 000 quilómetros e 50 000 palavras depois resultaram em África Acima, um livro sincero e deslumbrado, em que as amizades, o humor, a tolerância e a humildade conseguem vencer a miséria, a corrupção, as estradas desfeitas e o calor brutal de uma viagem épica por um continente impressionante. Na sua mais recente viagem, Gonçalo Cadilhe redescobre a magia e os mistérios de uma África que continua a fascinar os grandes viajantes.

Já aqui o disse e reafirmo novamente: sinto INVEJA dele. Pela coragem e despreendimento, capaz de largar tudo, nessa ânsia de viajar, de conhecer mundo, acompanhado de uma mochila com os ingredientes necessários: esperança, boa fé, capacidade de improviso, tolerância e espírito aberto. Ao lê-lo, uma parte de nós também viaja. Talvez seja um lugar comum dizê-lo mas, se é, nunca foi tão apropriado usá-lo. Quem não sonha em ser assim, vivendo aventuras intrépidas, em locais exóticos, num misto de "Tintim" e "McGyver", conhecendo culturais diferentes, arranjando sempre uma solução para qualquer obstáculo?

6 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros, este já está lido. Este e os outros. Devorei-os num instante, graças à vossa sugestão inicial. Imperdível, de leitura fácil e viciante. E também eu, Paulo, invejo o Gonçalo.

Anónimo disse...

Estou como a Maria Rosário: também já faz parte da minha colecção. É que isto de viagens deixa um bichinho cá dentro. Já que não vamos nós, lemos quem vai.
Aconselho-vos outro, que ando a ler. "Alma de Viajante". Muito bom, com óptimas fotos, ao estilo do Gonçalo.

Anónimo disse...

Pois, em relação ao Gonçalo, já tudo está dito. Só nos resta suspirar e desejar ser assim: capazes de tudo largar, sem constrangimentos, para conhecer mundo, percorrendo civilizações, culturas e povos in loco. Que inveja!

Anónimo disse...

Conforme prometido, comprei-o quando estive agora de férias. Não este mas o Planisfério Pessoal. Achei-o bastante interessante, com aventuras, viagens e peripécias de fazer inveja a qualquer um. Ou uma, neste caso:)

Beijos,

Anónimo disse...

Já que estamos numa de sugestões, aconselho "Margarida na Austrália". Despretensioso, fácil de ler, com momentos engraçados e belas fotos, lê-se de um fòlego. Neste caso, numa tarde de praia:)

Bom fim de semana

Anónimo disse...

Olha, a sugestão ideal para quem vai tirar uns dias de férias:)
Espero que seja tão bom coo dizem, senão peço-vos a devoluão do dinheiro:)

Beijos