Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

terça-feira, 10 de julho de 2007

Sugestão de leitura 3


A sugestão de leitura deste mês, agora com caracter periódico e sempre no dia 10, coloca as luzes da ribalta sobre Gonçalo Cadilhe, um nome já conhecido entre os amantes de viagens, tal é a "inveja" que as peripécias deste licenciado em gestão de empresas provocam.

No seu primeiro livro, intitulado de "Planisfério Pessoal", são recolhidas as crónicas semanais que o autor enviava para o Expresso, publicadas ao longo de 19 meses. Gonçalo, lançado numa viagem à volta do Mundo, fazia questão de nunca utilizar o transporte aéreo. O resultado final não é uma simples colecção de experiências de viagem. Para lá de todas as peripécias do itinerário ou do contacto com sociedades exóticas, o viajante aborda questões tão diversificadas como a distorção das práticas de cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou a dívida histórica do capitalismo em relação à América Latina.

"Planisfério Pessoal" é ao mesmo tempo profundo mas divertido, informado mas despretensioso, crítico mas optimista, confessional mas reservado. E, fundamentalmente, um convite à viagem, à partilha da viagem e, de um modo geral, a desfrutar da vida de uma forma intensa e deslumbrada.

Fica um pequeno excerto, para colocar água na boca. Compre e delicie-se com paragens exóticas. Vai ver que não se arrepende. São mais de 33 fronteiras cruzadas e um sem fim de incidentes burocráticos. Imperdível!

"Belize é um país curioso: tem menos habitantes do que o Porto e menos território do que o Alentejo. As pessoas descendem de escravos de África, de índios do Iucatão e de piratas de Gales. É domingo, e da janela do autocarro vejo homens e mulheres altos, bonitos, com ombros largos, cintura estreita, rabos perfeitos. Caminham pela berma, muitos voltam da missa e estão vestidos com combinações de cores que um europeu nunca saberia inventar. Penso que devem todos dançar divinamente. É fácil defender que existem raças superiores, pelo menos existem ao domingo à tarde nas bermas das estradas do Belize.»

9 comentários:

Anónimo disse...

Podes não acreditar Paulo, mas já está comprado, para servir de leitura nas férias (e Agosto que nunca mais chega). Já o conhecia de nome e numas das ultimas investidas à fnac decidi-me. Só espero que seja tão bom como prometido.

Beijos

Anónimo disse...

E dado que vou viajar, aproveito e passo por tua casa. Vou bem fornecido de literatura para as férias.

Anónimo disse...

Não conheço o autor, mas a experiencia parece fantastica.Dezenas de paises conhecidos de mochila às costas, contando so conosco. Grande aventura, k me provoca inveja.

Anónimo disse...

Paulo, já o li e sei que o que dizes é verdade. Adoro as aventuras dele (tenho os 3) e, de certa forma, invejo-o. Capaz de largar tudo, munido de uma vontade inabalável, a deambular por essem mundo fora. E ele já voi praticamente tudo. Sortudo:)

Anónimo disse...

Boa sugestão, sobretudo porque as férias mais prolongadas de verão são propícias a umas leituras na esplanada, ou mesmo na toalha, gozando o sol na areia. E quando ela é assim, light, ainda melhor.
Fica registado para a próxima visita à livraria.

Anónimo disse...

Nem de propósito. As malas já estão quase feitas, os suspiros pelas férias diminuem à medida que se aproxima o dia 13 e só me falta uma coisa: literatura. Adoro ler, deitada numa espreguiçadeira junto da piscina, na praia, sentada à sombra agradável de uma esplanada, ou mesmo na varanda do quarto, apanhando a brisa agradável do final do dia. Meus caros, este vai comigo até ao Algarve. Se não gostar, estão feitos:)

Anónimo disse...

Devia chover torrencialmente, ó Ana:)
Tou a brincar, Melrinho, não quero que molhes a capa do livro novo:)
Não te esqueças é de trazer os meus doces de amendoa, ok?

Beijos para todos e boas férias a quem for o ou a felizado/a.

Anónimo disse...

Lido e relido, Paulo. Bom livro, com umas peripécias interessantes. Também já li os outros dele, igualmente interessantes. Para quem adora viagens, tem aqui material com que se entreter.

Um abraço,

Anónimo disse...

Aconselho-vos outro: o diário que a actriz Margarida Vila Nova fez numa viagem à Austrália. Boas fotos e uns textos engraçados.

Abrço,