Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

terça-feira, 10 de julho de 2007

Sugestão de leitura 3


A sugestão de leitura deste mês, agora com caracter periódico e sempre no dia 10, coloca as luzes da ribalta sobre Gonçalo Cadilhe, um nome já conhecido entre os amantes de viagens, tal é a "inveja" que as peripécias deste licenciado em gestão de empresas provocam.

No seu primeiro livro, intitulado de "Planisfério Pessoal", são recolhidas as crónicas semanais que o autor enviava para o Expresso, publicadas ao longo de 19 meses. Gonçalo, lançado numa viagem à volta do Mundo, fazia questão de nunca utilizar o transporte aéreo. O resultado final não é uma simples colecção de experiências de viagem. Para lá de todas as peripécias do itinerário ou do contacto com sociedades exóticas, o viajante aborda questões tão diversificadas como a distorção das práticas de cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou a dívida histórica do capitalismo em relação à América Latina.

"Planisfério Pessoal" é ao mesmo tempo profundo mas divertido, informado mas despretensioso, crítico mas optimista, confessional mas reservado. E, fundamentalmente, um convite à viagem, à partilha da viagem e, de um modo geral, a desfrutar da vida de uma forma intensa e deslumbrada.

Fica um pequeno excerto, para colocar água na boca. Compre e delicie-se com paragens exóticas. Vai ver que não se arrepende. São mais de 33 fronteiras cruzadas e um sem fim de incidentes burocráticos. Imperdível!

"Belize é um país curioso: tem menos habitantes do que o Porto e menos território do que o Alentejo. As pessoas descendem de escravos de África, de índios do Iucatão e de piratas de Gales. É domingo, e da janela do autocarro vejo homens e mulheres altos, bonitos, com ombros largos, cintura estreita, rabos perfeitos. Caminham pela berma, muitos voltam da missa e estão vestidos com combinações de cores que um europeu nunca saberia inventar. Penso que devem todos dançar divinamente. É fácil defender que existem raças superiores, pelo menos existem ao domingo à tarde nas bermas das estradas do Belize.»

9 comentários:

Maria Rosário disse...

Podes não acreditar Paulo, mas já está comprado, para servir de leitura nas férias (e Agosto que nunca mais chega). Já o conhecia de nome e numas das ultimas investidas à fnac decidi-me. Só espero que seja tão bom como prometido.

Beijos

luis ferreira disse...

E dado que vou viajar, aproveito e passo por tua casa. Vou bem fornecido de literatura para as férias.

mauricio longhini disse...

Não conheço o autor, mas a experiencia parece fantastica.Dezenas de paises conhecidos de mochila às costas, contando so conosco. Grande aventura, k me provoca inveja.

madalena brandão disse...

Paulo, já o li e sei que o que dizes é verdade. Adoro as aventuras dele (tenho os 3) e, de certa forma, invejo-o. Capaz de largar tudo, munido de uma vontade inabalável, a deambular por essem mundo fora. E ele já voi praticamente tudo. Sortudo:)

marina castro disse...

Boa sugestão, sobretudo porque as férias mais prolongadas de verão são propícias a umas leituras na esplanada, ou mesmo na toalha, gozando o sol na areia. E quando ela é assim, light, ainda melhor.
Fica registado para a próxima visita à livraria.

ana melrinho disse...

Nem de propósito. As malas já estão quase feitas, os suspiros pelas férias diminuem à medida que se aproxima o dia 13 e só me falta uma coisa: literatura. Adoro ler, deitada numa espreguiçadeira junto da piscina, na praia, sentada à sombra agradável de uma esplanada, ou mesmo na varanda do quarto, apanhando a brisa agradável do final do dia. Meus caros, este vai comigo até ao Algarve. Se não gostar, estão feitos:)

cristina monteiro disse...

Devia chover torrencialmente, ó Ana:)
Tou a brincar, Melrinho, não quero que molhes a capa do livro novo:)
Não te esqueças é de trazer os meus doces de amendoa, ok?

Beijos para todos e boas férias a quem for o ou a felizado/a.

paulo ferreira disse...

Lido e relido, Paulo. Bom livro, com umas peripécias interessantes. Também já li os outros dele, igualmente interessantes. Para quem adora viagens, tem aqui material com que se entreter.

Um abraço,

ricardo melo disse...

Aconselho-vos outro: o diário que a actriz Margarida Vila Nova fez numa viagem à Austrália. Boas fotos e uns textos engraçados.

Abrço,