Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

domingo, 3 de maio de 2009

Rio de Sangue

«O livro de uma vida». The Independent

«Não se consegue pousá-lo». Sunday Telegraph

«Um livro notável e fascinante, escrito por um autor corajoso e com uma enorme percepção das coisas. Um dos livros mais interessantes saídos de África nos anos recentes». Alexander McCall Smith

«A viagem extraordinária e audaciosa de Tim Butcher pelo Congo está à altura da dos exploradores do século XIX. Completamente apaixonante, é também um retrato ponderado e sóbrio da África moderna». William Boyd

A recepção entusiástica da imprensa aguça o apetite pela leitura desta epopeia do jornalista Tim Butcher. Este, dotado da necessária dose extra de coragem, procura recriar a exploração de Stanley e Livingston, embrenhando-se pelo Congo adentro, num continente que tem tanto de fascinante como de perigoso. Crescendo a ouvir relatos de histórias, contadas pela sua mãe, sobre esse rio majestoso, ela própria uma intrépida viajante na década de 50, o jornalista parte à descoberta, munido da sua fiel moto, de uma piroga e de 4.000, estrategicamente escondidos nas botas. A sua áudacia oferece-nos um fresco sobre África, pintalgado de forma sóbria e ponderada.

O livro, uma espécie de reinvenção de Gonçalo Cadilhe com sotaque british, lê-se com sofreguidão, acompanhando com curiosidade e apreensão os relatos contados na 1ª pessoa. Leitura ideal para o tempo solarengo que se aproxima, a 16 € na FNAC.

Nota sobre o autor: Conforme já foi dito, Tim Butcher é jornalista de profissão. Nasceu em território de Sua Majestade, em 1967, tendo estudado na selecta Oxford. Funconário do Daily Telegraph, cobriu os principais conflitos bélicos - Iraque, Kosovo, Bósnia, Serra Leoa, Argélia e Líbano - para o jornal. Actualmente, é correspondente em Jerusálem.

Sem comentários: