Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

sexta-feira, 20 de abril de 2007

London Eye


Voltando ao tema que abriu este fotoblog, a incontornável London Eye, aqui numa vista a partir da ponte de Westminster, a meio caminho das House of Parliament (o Parlamento inglês) e de outro dos ex-libris londrino: o Big Ben. O nascimento do projecto foi atribulado e esteve quase condenado ao insucesso. Tendo a sua génese num concurso do Sunday Times, que depois o abandonou, pelas vozes críticas que se levantaram, sobreviveu pela persistência dos arquitectos do projecto e pelo aparecimento do mecenas necessário: a British Airways.

Rapidamente se tornou num sucesso, mas existe algo sobre este ícone londrino que muitos provavelmente desconhecerão: foi quase todo construído fora do País. Partes da roda vieram da Holanda, as cabines dos Alpes franceses e as janelas de Veneza.
Ah, quase que me esquecia. Estando em Londres, é fácil lá chegar. É um elogio aos excelentes transportes públicos ingleses, e em especial ao metro (underground), mas é a pura verdade. Basta sair numas das estações que ficam perto: Westminster ou Waterloo.

Sem comentários: