Reaberto em 2015, com a mesma Gerência

domingo, 29 de abril de 2007

3º Destino - Gelsenkirchen


Enquanto alguns se entreolham, outros devem ter corrido pra net, procurando saber onde raio é que fica esta terra, de nome quase impronunciável. Poupo-vos o trabalho. Gelsenkirchen é uma cidade alemã, com forte componente industrial, localizada no vale do Ruhr. Pertence ao estado da Renânia do Norte (as coisas que vocês aprendem neste blog). De um lugar minúsculo, com pouco mais de 800 habitantes, na primeira metade do século 19, passou a um dos mais importantes polos industriais da Alemanha, devido à exploração do carvão mineral, que lhe rendeu o apelido de "cidade dos mil fogos". Do carvão mineral à siderurgia foi um pequeno passo, o que provocou fortes bombardeamentos, durante a segunda guerra mundial, por parte dos aliados.
Actualmente, Gelsenkirchen tem cerca de 300 mil habitantes, mas é um importante polo de pesquisa no campo da energia solar. As antigas minas tornaram-se alvo de atracção turística.
A cidade tem também uma forte ligação com o futebol, com o clube da cidade - o Schalke o4 - a ter uma massa adepta considerada a mais fanática do País. Na imagem, vemos uma das fachadas do moderno Estádio, o Arena AufSchalke, agora denominado de Veltins-Arena. Foi lá que, numa tarde fria de Maio de 2004, o Porto se sagrou Campeão Europeu pela 2ª vez. Ah pois, pensavam que lá por isto ser um blog de viagens, não haveria uma referência ao grande F.C.PORTO?

Sem comentários: